terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Questão de peso


Muitos me perguntaram durante essa semana, então já vou começar respondendo - Não...eu não abandonei o blog... minha desculpa... ops!!digo.... o que ocorreu foi que com a volta as aulas minha cabeça estava simplesmente louca e entre organizar meu material – abandonado ano passado nas profundezas do meu armário com direito até a teia de aranhas (tá exagerei um pouquinho) – meu quarto – um cômodo da casa inorganizavel, mas que ainda sim (pra minha infelicidade) que minhas mãe não perde as esperanças - , meu sono – por que acordando cedo não vou poder assistir 24 horas (alegria da minha madrugada) - e minhas idéias –bom, acho que isso nunca foi muito organizado- por isso meio que uma semaninha de férias....^^

Como eu disse as aulas voltaram e o governo esse ano teve a brilhante idéia de nos dar uma “jornalzinho” com resumos de aulas para serem seguidas durante um tempo – meio que no estilo Ó Brasil vejam como nos gastamos o seu dinheiro - mas abafa porque eu não to aqui pra criticar isso...

... A primeira aula de Biologia do tal jornal trata de um tema sobre Obesidade e Anorexia.... bom, até aí tudo bem, esses são temas normais que ouvimos falar diariamente do Globo Repórter, junto com a nutrição das crianças, dragões assassinos de Komodo, aventuras com Malamutes no ártico, bailinhos e hidroginástica na 3ª idade...e tudo de mais normal... o que me deixou indagada foi o fato de como o professor ficou constrangido ao abordar o tema pelo simples fato de existirem algumas pessoas gordinhas na minha sala...qual era o problema?!

... Mais uma coisa para a lista das coisas que eu não entendo.... por que as pessoas ficam tão constrangidas com isso?

Existe uma imagem muito deturpada daqueles que estão acima do peso, a maioria acha que qualquer coisa que se possa dizer é um motivo para eles se ofenderem e se fecharem dentro de casa chorando e comendo para afogar as mágoas...

... Os gordinhos – homens e mulheres –são pessoas como outras quaisquer, são lindos, sexys, inteligentes, legais (sempre muito bem humorados) e são desencanados (pois podem comer o que quiserem sem se preocupar com calorias)... eles diferente de muitos de nós se aceitam como são.

....Lógico que, como tudo em exagero, o peso extra pode prejudicar o funcionamento do corpo o que exige um cuidado maior com a saúde, mas explicar isso a um gordinho não deveria se tornar um constrangimento. Constrangimento é você chegar em uma loja de marcas famosas e não encontrar números acima dos 42, é você xingar uma dessas pessoas adoráveis, é excluir, rir ou fazer chacota por causa de algo tão pequeno como uma simples aparência...isso sim magoa e constrange.

Ps: Se tiver curiosidade sobre o assunto visite o blog http://gmaravilhosas.blogspot.com/ , você vai se surpreender com uma visão bem diferente daquele de gordinhas depressivas.

11 comentários:

Unknown disse...

Náh...
amei o seu post!
muito bom...
ninguem deveria ter vergonha do que é...
e as pessoas deveriam ser menos imbecís no fato de fazer chacota das outras...
hj em dia as pessoas são muito ruins...
o mundo precisa mudar...!!!

nadia84 disse...

Cá estou, visitando o blog da Laís, atendendo ao convite da própria (gente, como estou chique! Minha opinião requisitada em blog! \o/ hauhauha).

Acho que me empolguei, acabei escrevendo bastante.. rs.. Aí vai:

Em relação ao post "Questão de peso", fico feliz que mais pessoas "não-gordas" (como diria um colega blogueiro) expressem sua opinião sem preconceitos ou vergonha, embora não tão livre de uma visão estigmatizada. Explico. No parágrafo a seguir, você mostrou uma visão típica dos 'não-gordos' a cerca das pessoas acima do peso:
"Existe uma imagem muito deturpada daqueles que estão acima do peso, a maioria acha que qualquer coisa que se possa dizer é um motivo para eles se ofenderem e se fecharem dentro de casa chorando e comendo para afogar as mágoas..."
Ambas sabemos que a baixa auto-estima é um problema na vida de vários gordos. Mas isso não significa que todos eles "afoguem as mágoas" na comida. rs Sei que você quis dizer que os preconceituosos é que pensam assim, mas a maneira como foi colocada deixou a idéia um tanto confusa. Rsrs..
Outra coisa que eu gostaria que as pessoas soubessem é que nem todo gordo come exageradamente, ou “sem se preocupar com as calorias”. Tem gordo que come menos e coisas mais saudáveis do que muitos magros por aí. Estar acima do peso não envolve só a gula, existe uma série de fatores. Quanto ao preconceito, se você procurar um pouco sobre o assunto vai perceber que ele não leva as pessoas a simplesmente fazer chacota. Tem gente que diz ter vontade de matar gordos, que declara ódio mesmo. Já li coisas horríveis, no Orkut mesmo tem muitas!
Outro ponto: chamar todo gordo de “gordinho”. Eu particularmente não tenho nada contra, mas tem muita gente que não gosta e eu entendo o porquê. Você mesma falou (noutro post) do jeitinho brasileiro - que diga-se de passagem, tem até muita coisa positiva, mas isso é um outro tema. Quem sabe você mesma venha a escrever a respeito? - e o diminutivo, no caso particular do “gordinho” é uma forma de amenizar uma frase. É como se designar uma pessoa como “gorda” fosse uma ofensa. Isso já demonstra um certo preconceito, embora nem todo mundo faça intencionalmente. Só um exemplo pra tentar esclarecer meu ponto de vista: suponha que uma determinada pessoa (vou dar o nome de Maria) tenha duas colegas que não vê há algum tempo. Maria reencontra as colegas na rua, por acaso. A colega “B” perdeu 5kg desde que se viram pela última vez, enquanto que a colega “C” engordou 5kg. Maria tem o mesmo grau de intimidade com ambas as colegas. Como ela reage? Mesmo que Maria não seja uma pessoa preconceituosa, provavelmente ela diria o seguinte:
“Nossa, “B”, como você está bonita, mais magra!”
No caso da colega “C”, pode ser que nem haja qualquer tipo de comentário. Se houver, pode ter certeza que pelo menos 50% das Marias comuns diria assim:
“Puxa, “C”... Você tá gordinha. Tá com algum problema?”.
A frase provavelmente viria acompanhada de uma expressão solene, algo como um “sinto muito”. Percebe a diferença? As pessoas costumam associar tristeza aos quilos a mais de quem quer que seja. Além de não terem coragem de dizer a palavra “gorda”, porque acham que, se a usarem, serão vistos como preconceituosos. E vai que a "B" não está feliz por ter emagrecido? E se a "C" estiver satisfeita com um bumbum maior? rsrs
Enfim... No mais, Laís, você captou o espírito da coisa. O constrangimento que você percebeu, causado pelo assunto, só piora a situação, transformando num tabu a condição de muitas pessoas, começando já na infância e colocando preconceito até na cabeça de quem é vítima dele.
Parabéns pelo blog! Pode ter certeza de que vou visitá-lo mais vezes (só espero que esta seja uma boa notícia pra você! hauhauhau).
Beijo! =*

Ana disse...

Nossa, o comentário da Nádia ficou tão bom que me deixou meio sem palavras. Ele bateu exatamente nas teclas que eu separei aqui pra comentar. De qualquer maneira, parabéns pela iniciativa de escrever sobre o assunto.

Ana disse...

Só dois comentários:
"... Mais uma coisa para a lista das coisas que eu não entendo.... por que as pessoas ficam tão constrangidas com isso?" Geralmente o constrangimento vem do fato de que quando se fala em obesidade, os gordinhos e gordinhas se preparam para ouvir uma gozação ou uma crítica, e como nem sempre o objetivo é esse, o falante pode se sentir meio como que "pisando em ovos"


"... Os gordinhos – homens e mulheres –são pessoas como outras quaisquer, são lindos, sexys, inteligentes, legais (sempre muito bem humorados) e são desencanados (pois podem comer o que quiserem sem se preocupar com calorias)... eles diferente de muitos de nós se aceitam como são." Para mim isso de certa forma soa meio como uma rótulo. Os gordos são pessoas como outras quaisquer, passíveis de serem lindas, sexies, inteligentes, legais, bem humorados, desencanados OU NÃO. Detesto carregar o rótulo de "gordinha simpática" porque gordinha simpática é como se a pessoa não conseguisse fazer nenhum outro elogio. E eu não sou desencanado com as calorias que como não.

Mas de novo, não estou criticando o seu texto, apenas expondo uma opinião, porque seu texto merece. Foi bem escrito e trata de um assunto delicado. parabéns pela ousadia.

Anônimo disse...

Valeu Lais!! O objetivo é esse mesmo..
Não é segredo que quando iniciei o blog e a comunidade no orkut (não nessa ordem..) era por causa da depressão da minha namorada que apesar de ter uma beleza unica , não aceitava o fato de ter engordado..decidi mostrar pra ela o outro lado..o das mulheres que se aceitam como são..ai conheci pessoas maravilhosas como a Ana e a Gi e vejo que consegui meu objetivo..
Obrigado pelos elogios!!!

Unknown disse...

� isso ai, tava fui requisitada e amei ao convite.

vamos l� de fato hj em dia a sociedade implica muito nos gostos, nas preferencias, nos estilos, nas campanhas sobre a quest�o de ser acima do peso. Eu passei a minha vida inteira sendo criticada, sendo apontada, sendo regeitada, algumas coisas ou alguns dias isso me tirava do serio, mais a maioria das vezes eu mandava todo mundo a "m.." e tava nem ai, a quest�o de ser gorda implicou de fato na minha vida, quando cheguei aos 145 kilos, e com varias doen�as com apenas 24 anos, pensava nas coisas que ainda queria fazer, nos progressos que eu queria serguir e construir, mais as dores, a doen�a tava de fato cosntante na minha vida.
Cai na real e vi que ainda existia uma possivel possibilidade de amenizar a minha situa�o, foi quando tentando a quase 4 anos consegui fazer a cirurgia de "redu�o" para mim ela serviu como um "ter a vida novamente" mais n�o fiz por estetica, quem me conhece de verdade sabe do que t� falando, tenho 1 ano e 3 meses de operada, e eliminei 55 kilos, hj estou com 95 kilos, me sinto mais humana, mais disposta e correndo atras de todos aqueles objetivos que eu tinha antes da cirurgia. N�o quero, n�o pretendo ficar anorexia, gostaria de perder ao menos uns 10 kilos ainda, para eu ficar com 85 kilos, vou ainda est� fora do padr�o da "Sociedade" pq tenho 1.59, mais com toda certeza estarei no meu mundo chamado sempre, amo ser gordinha, amo ter o que tocar, amo sentir meus bra�os, minhas pernas, minha barriga de gelatina hauahauahauahau, em fim, essa � a minha opni�o.

beij�o a todos.

Unknown disse...

Oi Nah!!!!
Nossa nem tenho oque escrever!!!
muita gente falou!!Fiquei até tonta...
Gostei do texto mas pelo jeito muitas "pessoas" não gostaram...
Não sei talvez elas se encaixaram no padrão...ou se ofenderam....
não sei....
Bom Te amo!!!
Continue assim linda!!!
Beijos

nadia84 disse...

Corrigindo:

"...uma visão típica dos 'não-gordos' a cerca das pessoas..."

o certo é "acerca".

=*

Paulinha GT disse...

Oieeeee

Vc me mandou scrap falando para eu ler este post. O que me surpreendeu foi que me chamou para ler pq faço parte da comunidade Gordinhas Rulez, mas o que vc não sabe é que além disso eu sou professora de Língua Portuguesa do ensino público do Estado de São Paulo.

Eu tenho primeiro colegial e oitava série, provavelmente este jornal é o do terceiro colegial, não é? Vou dar uma olhadinha.

Qto a atitude do seu professor, é estranho mesmo esta reação que as pessoas têm. Outro dia mesmo estava fazendo leitura direcionada com meus alunos... de um texto do jornalzinho mesmo. E tinha uma parte que falava que a personagem tinha ficado gorda. Parecia que eles tinham vergonha de falar isso, só pq eu sou tb. Sei lá... às vezes eles fazem sem perceber ou por medo da reação das outras pessoas, afinal, nem todos são bem resolvidos, nem todos se gostam, e, infelizmente, algumas pessoas têm reações estranhas, como achar que foi propositalmente, por preconceito. Acontece, né...

Vc escreve muito bem! Parabéns!

Beijinhos!

Anônimo disse...

Surpresinha pra tu no meu blog :]


\o/

Anônimo disse...

:o vc tira as palavras da minha boca :]

É claro q "gordinhos" recebem preconceito..mas os magrinhos tbm....

Eu sempre fui magra, e sempre foi motivo pra preconceito, por ficarem me chamando d bulemica,anoréxica e tal....mesmo nunca tendo essas coisas, sendo só magra de ruindade tem essas coisas....

"Época difícil é a nossa, em que é mais difícil quebrar um preconceito do que um átomo"
Albert Einstein